Muito além do Segredo

Publicado: 07/12/2007 em Coisas da Vida, Deus e a Humanidade, Vida Cristã, Vivendo e Aprendendo

Atualmente, a “Lei da Atração” tem sido o assunto preferido de muita gente. Segundo esta lei, apresentada no best-seller e documentário O Segredo, você pode obter quase tudo o que deseja se treinar sua mente para enviar pensamentos positivos que permitirão a realização de seus sonhos.

Trata-se de uma crença transformadora que foi descoberta e redescoberta várias vezes na história. Rhonda Byrne, a autora do best-seller O Segredo, e sua equipe de colaboradores, fizeram um trabalho brilhante ao reunir fragmentos da grande lei que foram escamoteados em tradições orais, nas religiões, na literatura e filosofias ao longo do tempo. Todavia, há mais a ser dito do que este recente best-seller revelou…

Os nossos pensamentos desempenham um papel realmente muito importante na “lei da atração”. Nossas mentes não são apenas zonas de armazenamento passivas, forçadas a pensar em qualquer coisa que explode dentro delas. Somos capazes de escolher o que pensamos e devemos lutar arduamente, vestindo “toda a armadura de Deus” para este propósito. Paulo escreveu: “…tudo o que for verdadeiro, nobre, correto, tudo o que for puro, amável, de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” {Filipenses 4:8}

Quando nos concentramos muito no que não queremos, isto forma um padrão de acontecimentos ruins; o que não queremos tende a se repetir. Para viver novas experiências, é preciso mudar o foco, pensar diferente!

O funcionamento da lei da atração pode ser exemplificado da seguinte maneira:

Nós somos como o fazendeiro que busca tomar o máximo partido das leis da natureza para suas boas colheitas. Um fazendeiro que deseja que a terra lhe dê milho deve aprender a cooperar com a natureza para consegui-lo. A natureza não seleciona o tipo de colheita, mas espera que o fazendeiro decida. O fazendeiro pode realmente “predizer o futuro” de um campo, ao escolher o tipo de “semente” a ser plantada nele. Para “atrair” milho, o fazendeiro planta sementes de milho.

A lei da atração é uma reafirmação da lei da semeadura e da colheita: você colhe o que você planta. Esta lei não julga se você é ou não merecedor do que “colhe”, ela apenas trabalha com o que você semeia. A lei da atração é uma lei da graça comum, aquela que é derramada sobre todas as pessoas, em todos os lugares, assim como a terra, as estações, a chuva, o nascer do sol, etc. A boa nova é que há ainda mais: Deus tem a graça redentora. Nessa graça podemos encontrar Deus de uma maneira mais direta, podemos experimentar Sua presença, Seu perdão e os frutos do Espírito Santo. Nós conquistamos acesso às Suas promessas e compartilhamos Sua vida eterna. Isso supera o carro novo, a promoção no emprego…

Para descobrir a graça redentora, é necessário reconhecer que Deus é a fonte da graça comum. A graça redentora é a “graça comum anabolizada”!

Um erro cometido em O Segredo foi o de colocar a lei da atração excessivamente atrelada à idéia do poder e do controle individuais, como se a lei da atração funcionasse num vácuo e não existissem outras forças em movimento. Afirmar que nós atraímos tudo o que nos acontece, até as coisas ruins, como acidentes de carro [embora isso seja verdade em alguns casos], é uma simplificação exagerada da realidade.

É perigoso pensar que os nossos desejos são o centro do universo e que o universo é o nosso Gênio que existe somente para realizar todos os nossos desejos!

Em seu livro, Rhonda Byrne nos estimula o tempo todo a fazer apenas o que amamos fazer, evitando o que não amamos. E isso é perigoso. É preciso lembrar que boa parte do que é bom só pode ser desfrutado depois de um “passeio pela terra das dificuldades”. Antes de evitar algo que nos faz sentir mal, precisamos ponderar se isso não é, na verdade, bom. O fato de sentir-se mal pelo que você faz não é critério para a sua desistência. Se assim fosse, por que você deveria fazer qualquer coisa difícil? Por que levantar da cama e ir trabalhar? Por que estudar para a escola se eu posso apenas “sentir” coisas boas e imaginar uma série de notas 10 em minhas provas?

Há forças maiores que a Lei da Atração. Esta lei não é soberana e os nossos pensamentos e sentimentos não são as únicas forças em jogo.

Por exemplo, cada fazendeiro se prepara para a época do plantio tendo confiança na lei da semeadura e da colheita. Mas, e se houver uma seca ou um furacão, ou uma geada nesta época? As safras vão quebrar! Nem por isso o fazendeiro concluiria que a lei da semeadura e da colheita não funciona mais, mas reconheceria que outras forças surgiram e a superaram.

Não defendo a idéia de que nosso propósito na vida seja correr atrás de fortuna, saúde e fama como prioridades absolutas. Defender isto significa acreditar na crença de que Ter mais é sinônimo de Ser mais. Ter tudo o que se deseja é sinônimo de ter uma vida pequena. Uma vida vivida para ter mais é uma vida desperdiçada.

“O Segredo” enfatiza muito a satisfação pessoal e esquece de encorajar as pessoas a utilizar a lei da atração para aspirações maiores [fins altruístas], não apenas as individuais direcionadas aos nossos próprios interesses.

A lei da atração, anunciada em “O Segredo”, acaba se tornando um perigo obscuro quando é utilizada somente para suprir carências, cobiças e desejos individuais, em vez de algo direcionado para além de si mesmo. É preciso desafiar esse tipo de vida autocentrada e hedonista, e lembrar que somos parte de algo muito maior que nós mesmos. A base da nossa felicidade não deve estar em leis, mas precisa estar firmada e enraizada em uma Pessoa maior que nós, Jesus Cristo – a Fonte de águas vivas.

[Kaya Barros – http://www.livressencia.blogspot.com]

comentários
  1. dZ disse:

    Magnífica interpretação menina.

  2. Valmir disse:

    Nossa, já disse tudo!
    Pelo o que eu entendo… é que a grande Lei de Atração é Deus!
    Ele apenas gerou um mecanismo de vossa sabedoria para satifazer aqueles que acreditarem…

    “Se tiveres a fé do tamanho de um gão de mostarda, diga a aquela montanha para mover-se e ela moverá!”

    Isso resumi tudo!
    Devemos ter fé, mas creio eu, uma fé embasada no trabalho.. pense no que quiser e terá, porem ao dia dia, pense que dia apos dia vc fara o melhor possivel…
    Ai sim o mundo conspirara para sua felicidade!

Deixe um comentário